A divulgação da ZFM é fundamental para a sua preservação e aprimoramento.
Uma grande parte dos brasileiros já ouviu falar da Zona Franca de Manaus. Muitos desses, não sabem dizer se a ZFM continua ativa. Outros tantos, não fazem ideia da importância do Polo Industrial de Manaus para a Região Norte e para a economia brasileira.
Sabe o que isso significa? Significa que precisamos falar mais sobre a Zona Franca de Manaus.
Precisamos divulgar a sua importância, seus objetivos e como as empresas que dela fazem parte são vitais para inúmeras pessoas e, até mesmo, para a preservação da grande riqueza deste planeta, a floresta amazônica.
A ZFM é um verdadeiro manancial de exemplos positivos que facilmente poderiam estampar a página principal dos cadernos de economia que circulam no país.
Em um país marcado pelo acentuado processo de desindustrialização, o Polo Industrial de Manaus, no auge dos seus 55 anos, exibe fôlego de atleta: seu faturamento cresceu duas vezes e meio nos últimos cinco anos, partindo de R$ 50.90 bilhões e atingindo, em 2022, R$ 129,28 bilhões.
As empresas da região são fundamentais para a economia local, para a integração sustentável da região amazônica, para o PIB brasileiro e contribuem com a preservação da floresta.
Trata-se de empresas sérias, que produzem itens utilizados por muitas pessoas em seu dia a dia, como motocicletas, aparelhos celulares, aparelhos de ar-condicionado etc.
Muitas pessoas têm a convicção equivocada de que a ZFM recebe muitos incentivos para pouco retorno, o que não é uma verdade.
É provável que a falta de informações sobre a região contribua para a formação desse enganado senso comum. Por isso, precisamos falar sobre a ZFM.