Lista de produtos com PPB ajuda a identificar alíquota do IPI

Listagem de insumos contida no site da SUFRAMA pode ajudar contribuintes na identificação da correta alíquota do IPI, após decisão do STF que suspendeu os decretos que reduziram as alíquotas desse imposto em 35%.

Na última semana, o STF suspendeu os efeitos dos decretos federais  que reduziram as alíquotas do IPI em 35%.

Essa suspensão, no entanto, vale apenas para os produtos fabricados na Zona Franca de Manaus que possuem PPB – processo produtivo básico.

O PPB é definido por produto e veiculado por meio de portarias interministeriais. Essas portarias podem ser encontradas no Portal do Comércio Exterior, no site do governo:

https://www.gov.br/produtividade-e-comercio-exterior/pt-br/assuntos/competitividade-industrial/processo-produtivo-basico-ppb/portarias-de-ppbs-publicadas/portarias-de-ppb-s-publicadas.

Além disso, no site da SUFRAMA é possível encontrar uma listagem de produtos fabricados na ZFM, com a indicação do respectivo PPB:

http://wwws.suframa.gov.br/servicos/estrangeiro/consultas/listageminsumos/EST_PoloProdutoGeralRelAlfa.asp.

baixe o pdf

Assine nossa newsletter e receba periodicamente nossos informativos.

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

2 thoughts on “Lista de produtos com PPB ajuda a identificar alíquota do IPI

    • GRM says:

      Olá Felipe, boa tarde!

      As Portarias expedidas pela SUFRAMA indicam o item produzido na ZFM e a respectiva empresa fabricante. É por meio dessas portarias que as empresas são autorizadas a fabricar com os benefícios da ZFM.

      Esperamos ter ajudado. Obrigado por seu comentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O GRM utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.