direito-societario

O advogado que atua no Direito Societário no GRBM tem o principal objetivo de auxiliar o empresário em questões de regulamentação de estrutura e funcionamento das empresas, assim como na relação que envolve acionistas e sócios.

O Código Civil prevê algumas espécies de sociedades. As principais são:

– Sociedade em nome coletivo;
– Sociedade simples;
– Em comandita simples;
– Sociedade limitada;
– Sociedade anônima;
– Em comandita por ações;
– Cooperativa.

No GRBM, os advogados que atuam com o Direito Societário, executam, principalmente, o planejamento societário, planejamento sucessório, a reestruturação societária, a elaboração de contratos, acordos com acionistas, pacto familiar, além da estruturação de negócios e atividades empresariais. Além disso, prestam assessoria na compra e venda de empresas, participações societárias, entre outros trabalhos.

Tipos de sociedades – Direito societário.

A sociedade limitada (Ltda) e a sociedade anônima (S/A) são os tipos mais comumente empregados. Por isso, explanaremos sobre elas:

– Sociedade limitada (Ltda): Este tipo de sociedade está regulamentado, principalmente, pelo código civil, sendo adotado pela maior parte das empresas do Brasil.

Esse tipo societário pressupõe a formação do capital sociais pela integralização de recursos pelos sócios. O capital social pode ser formado por espécie, bens ou direitos.

Neste tipo societário, as contribuições de cada sócio vão constituir o capital social, por isso, a primeira obrigação societária consiste na integralização do capital social subscrito, ou seja injetar recursos próprios, sejam eles dinheiro ou bens no negócio.

Em outras palavras, o registro do contrato social na junta comercial é requisito para a existência da sociedade.

Em suma, os sócios têm o direito de participar das deliberações da sociedade, participar dos resultados finais, na proporção do capital,  fiscalizar a gestão, preferência na subscrição de quotas. O contrato social é uma peça fundamental no funcionamento da empresa, e deve ser bem elaborado.

Nesse tipo societário a responsabilidade dos sócios é limitada (dai o nome do tipo) ao capital social integralizado.

– Sociedade anônima (S/A): Neste modelo societário mais complexo, a regulamentação está prevista em legislação especial. O capital social das sociedades anônimas é dividido em ações, por isso os sócios são chamados de acionistas. Eles podem ou não estar envolvidos com a administração da empresa.

Em síntese, os direitos dos acionistas, podem se dividir em essenciais e modificáveis. Os essenciais são os direitos básicos como por exemplo direito a participação dos lucros, direito de fiscalização, direito de retirada, entre outros.
Já os direitos modificáveis podem ser determinados pelo estatuto da sociedade.

Para saber mais informações

Entre em contato pelo telefone 11 2292-1307 ou 92-3213-7275. Contamos com uma equipe especialista em direito que poderá auxiliar em diversas questões. Se gostou destas informações nos acompanhe pelo Facebook e Instagram. Fique em dia com as atualizações tributárias e societárias do GRBM > Clique aqui